TUDOBEMAQUI . COM PARATY
Saneamento básico
mais próximo de acontecer em Paraty
Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Planejamento, em
conjunto com a Prefeitura de Paraty, avança os indicadores de
saneamento básico no Rio de Janeiro. Quarta-feira, 27 de abril de 2011, é uma data para marcar na história da cidade com o
lançamento oficial do programa de saneamento básico e água, que contempla Paraty e região. A intenção é acabar de vez com este
assunto que incomoda a todos nós.

"O problema é antigo. Afeta a vida de todos, mas com a parceria entre; poder público estadual , municipal, e iniciativa privada, pretendemos acabar com os problemas de saneamento básico e água na cidade. O acordo já está estipulado, os estudos já foram realizados e a assinatura do convênio é só uma questão de marcar a data. O desafio que todos nós temos, esquecendo nossas bandeiras, independente de partidos, é muito grande. Precisamos sim, pensar na população, no conforto e segurança de todos nós, como munícipes que somos. Vai ser preciso muito esforço conjunto, ruas vão ser abertas, no início haverá um desconforto, mas Paraty precisa mudar. Indústria do turismo, população e o comercio local, enfim todos nós, precisamos ter paciência com alguns transtornos que se farão necessários durante as obras. A visão é de futuro, a visão é de saúde pública para nós, nossos filhos, para os turistas, para o bom desenvolvimento de Paraty."

Estás foram, entre outras, as frases que mais marcaram o discurso do Prefeito de Paraty José Carlos Porto Neto durante o evento de lançamento oficial do Projeto de Saneamento Básico e de Água de Paraty, prevendo gastos financiados entre os parceiros na ordem de setenta milhões de reais. Destes recursos, 35 milhões serão de ordem estadual, 20 milhões do município e 15 milhões da Usina de Angra dos Reis. No auditório da prefeitura cerca de sessenta pessoas entre vereadores, lideres comunitários, representantes do Governo do Estado, Prefeito e Vice- Prefeito além de Secretários Municipais assistiram a apresentação do projeto que em sua etapa inicial contempla todo o centro novo e histórico com exceção do bairro da Mangueira. Também serão empregues mais 10 milhões para a reestruturação do lixão, que no momento já está fechado e o lixo está sendo desviado para uma usina de tratamento fora do município.
Paraty é um dos primeiros locais a receber este tipo de projeto dentro de um amplo programa do Estado e a projeção de demanda é para os próximos vinte anos quando a população de Paraty , estima-se, poderá chegar a cinqüenta e dois mil habitantes. Serão construídas 23 elevatórias e a Vila de Trindade também foi incluída em um estudo inicial. Este estudo no momento, passa por aprovação dentro do INEA(Instituto Estadual do Ambiente).

Em breve mais novidades em nosso site.

Texto e fotos: Sérgio Pinheiro / tudobemaqui.com-Paraty

 

www.tudobemaqui.com -- Copyhight 2011 -- Todos os direitos reservados.